5 de setembro de 2012

O Presbiterato


Introdução:
Quando Jesus edificou sua Igreja, Ele deixou os Apóstolos para que fossem responsáveis pela estruturação, expansão e pela doutrina – Mt 16. 13-20; At 2. 42; Ef 2.20.
Os Apóstolos que eram os principais líderes da Igreja começaram um processo de ordenar em cada nova igreja líderes que haveriam de continuar a obra e que seriam os pastores nas igrejas locais.
Em Atos 20 – O Apóstolo convoca uma reunião com esses líderes, o qual a Bíblia os chama de Presbíteros – v.17. Após a chegada em Mileto manda chamar os Presbíteros da Igreja de Éfeso para uma reunião. Assim Paulo mostra com seu exemplo de vida como esses Presbíteros deveriam viver e depois revela que o ofício de Presbítero era uma instituição do Espírito Santo para pastorearem a Igreja de Deus.
A Bíblia nos ensina aqui e em outras passagens que uma pessoa é levantada por Deus para cumprir a vocação de cuidar do rebanho de Deus e governar a igreja local.
Porém essa pessoa não é levantada sozinha, porque sempre a Bíblia usa a palavra no plural – Presbíteros.

A Bíblia nos oferece alguns ensinos importantes sobre o ofício do Presbiterato:
1. O Presbítero é alguém escolhido por Deus – At 20.28.
a) A escolha é feita pela eleição da Igreja – At 14.23; Tt 1.5.
Nas Escrituras não há base para o Episcopalismo. A primazia do Bispado de Roma acontece por necessidade da Igreja e até mesmo é possível reconhecer sua legitimidade no início, porém na reforma protestante nossos irmãos perceberam a falta de fundamento bíblico e assim buscaram se enquadrar nos ensinos a luz das Escrituras.
O método de levantar líderes, segundo a Bíblia é pela escolha democrática da Igreja, sempre em oração e discernimento da vontade de Deus.
b) A pessoa precisa desejar e ser reconhecida como vocacionada – 1 Tm 3.1.

2. O Presbítero pastoreia em pelo menos três áreas.
a) Responsável pelo cuidado do Rebanho – PASTORAL – Ef 4.11; 1Pe 5.1.
b) Responsável pela supervisão da Igreja – BISPO – At 20.28.
c) Responsável pelo Governo (administração e disciplina) – PRESBÍTERO – 1Tm 4.14; Rm 12.8.
Ainda que essa pessoa levantada por Deus receba esses títulos, os mesmos simplesmente representam as funções, pois o nome que é dado como ofício é de Presbítero.
Esses nomes também não representam uma ordem hierárquica, ou seja, que existem três tipos de pessoas com ofícios diferentes. A Bíblia revela claramente que a mesma pessoa, chamada Presbítero, as vezes recebe o nome de Bispo (supervisor) e o Presbítero que se afadiga na Palavra recebe o nome de Pastor.

3. O Presbítero é exemplo de todo Rebanho – 1Tm 4.12.
a) Exemplo de Integridade – 1Tm 3.2-7; Tt 1.6-9.
b) Exemplo de Justiça – 1Tm 5.
c) Exemplo de vida e fé – Hb 13.7.

4. O Presbítero e o Pastor Presbítero.
a) Segundo as Escrituras o Pastor da Igreja é um Presbítero.
b) A diferença básica entre os dois está na responsabilidade de pregar e ensinar.
c) O Pastor é mestre e Ministro da Palavra – segue o modelo Apostólico – At 6.2-4; Ef 4.11.
d) O Pastor é o Presbítero que se afadiga na Palavra e no Ensino – 1Tm 5.17.
Por isso é digno do sustento da Igreja e precisa viver do seu trabalho, de acordo com esse autor a única diferença significativa entre os dois é a docência bíblica – 1Tm 5.18.
O Presbítero pode somente governar a igreja, mas o Pastor precisa ser mestre, pois a forma mais apropriada de defender o rebanho e trazer crescimento ao mesmo é pela ministração da palavra de Deus.
Ao longo do tempo a palavra Pastor foi recebendo um peso de título, porém pastor é a palavra usada para aquele que cuida da Igreja e realiza a função de ensinar, doutrinando, disciplinando e aconselhando.
Devido a isso alguns grupos cristãos evangélicos também usam o título de Reverendo, essa é uma forma de reconhecer o ministério pastoral ordenado e formado, com respeito e admiração por sua função e serviço na Igreja do Senhor.
O título nunca deve ser motivo de orgulho ou clericalismo, mas aqueles que se utilizam do mesmo devem ter em mente que o título revela sua responsabilidade e o peso de ser vocacionado pelo cabeça da Igreja, Jesus Cristo.

Algumas Igrejas irmãs não conseguem ver nenhuma diferença entre Pastor e Presbítero. Devido as palavras intercambiáveis pastor, presbítero e bispo, essas Igrejas apenas reconhecem os ofícios de pastor e diáconos.
Outras Igrejas acabam por determinar uma diferença radical, assumindo uma postura hierárquica. Assim o Bispo se torna a autoridade máxima, os pastores vem logo abaixo e os diáconos permanecem como servos da Igreja. Uma observação importante é que essa estrutura por mais prístina que seja não se encontra nas Escrituras, esse autor tem ouvido com muita propriedade de irmãos que seguem essa estrutura, que a mesma é romana e não necessariamente bíblica.
Porém diante de textos como, por exemplo, 1Tm 5.17, nos parece que entre os Presbíteros existem aqueles que se dedicam mais a Palavra e esses recebem honorários diferenciados, devido sua função. Esse vocacionado à Palavra recebe preparo especial e quando ordenado se torna Pastor-Mestre da igreja local, a qual é eleito para cumprir sua vocação.

Como a Igreja deve lidar com seus Presbíteros e Pastores?
Devido à importância do ofício a Bíblia ensina também como a Igreja deve agir com os líderes que exercem autoridade e pastoreiam.

1. Seguir o bom exemplo de vida e fé dos líderes – Hb 13.7.

2. Obedecer e respeitar os líderes devido sua função e autoridade – Hb 13.17.
a) Isso é necessário porque eles lutam por vocês em oração e pregação da Palavra.
b) Isso é necessário para que os líderes pastoreiem com alegria.
c) Isso é necessário porque os líderes prestarão contas a Deus por cada um de vocês.

3. A Igreja deve honrá-los com duplos honorários – 1Tm 5.17.
a) Principalmente aqueles que se dedicam integralmente ao ministério.

Conclusão:
O Senhor da Igreja tem estabelecido uma liderança qualificada para que Seu Rebanho possa ser aperfeiçoado e cuidado.
Essa liderança é responsável por trazer ordem e conduzir a Igreja na Missão de Deus ao mundo e para que Sua Igreja esteja pronta para recebê-lo em Sua Vinda Gloriosa.
Se Deus mesmo estabeleceu uma ordem ministerial, nenhum homem ou Igreja pode mudar ou adulterar aquilo que está revelado na Bíblia Sagrada.

Ao Senhor e Chefe da Igreja, toda honra e glória! Amém, Amém e Amém!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário